logo-amarello

TURMA de 2017: Flávia Milioni

Atriz
 (Araçatuba/São Paulo, 1980)

Fotos por Renato Mangolin

“A arte e a cultura são fundamentais na formação do ser humano. As primeiras atividades que fazemos quando somos crianças, seja em casa ou na escolinha, são atividades artísticas: a pintura, a música, a dança, as brincadeiras. A nossa primeira compreensão do mundo é através de um olhar lúdico.

 

E mais tarde, quando vamos reclamar de alguma coisa aparentemente sem solução, ouvimos um “é cultural”. A corrupção brasileira é “cultural”. O jeitinho brasileiro é “cultural”. Que cultura é essa que estamos criando?

 

Às vezes eu tenho a impressão de que a gente avança um passo e volta dois. Meu trabalho como artista criadora nasce diretamente da minha visão de mundo. Minha crítica ao status quo e meu mundo dos sonhos vão estar sempre presentes de algum modo no que eu faço. É esse legado que eu espero deixar. Um retrato de uma época, um olhar sobre o mundo em que vivi.

 

E acredito, sinceramente, que enquanto a cultura não estiver no centro das prioridades, tal qual educação e saúde, não haverá melhora possível.”

 

Em 2017, Flávia começará seu mestrado em Artes da Cena, na UFRJ, onde quer se aprofundar em teatro documentário.

Compartilhe