Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O ESPETACULO de Ana Mazzei

O Espetáculo é um trabalho escultórico/instalativo que tem como ponto de partida objetos que se oferecem ao olhar do espectador.

A palavra “espetáculo” é um termo genérico que se aplica à parte visível de alguma representação e a outras atividades que envolvem a participação do público, mesmo que essa seja apenas associada ao ato de ver/assistir.

Os objetos e as esculturas são entendidos em relação ao corpo e apontam para cima e para uma espécie de questionamento de noções de orientação, posicionamento e organização que dirigem a maneira como nos relacionamos com o espaço.

O trabalho foi todo elaborado e pensado a partir de croquis. Eu nunca havia feito algo tão grande em termos de dimensão e também de visibilidade, mas era muito claro para mim que participar de uma Bienal implicaria em ser visto; aos olhares; opiniões e posições… Foi pensando nessas coisas que quis fazer algo que se referisse ao olhar, aos percursos do ponto de vista tanto em seu sentido formal/estético como também no das escolhas de cada um, quero dizer, a gente escolhe o que olha…
Desde o início do projeto eu pensava na existência de um lugar para receber essas peças. Pensava isso tendo em vista o prédio da Bienal. Eu achava que, se deixasse as peças soltas no espaço, elas se perderiam e o olhar do espectador também. Foi assim que pensei a plataforma e a parede do fundo. O principal material utilizado é a madeira, por conta de suas características de cor, dureza e possibilidades de manuseio; os tipos de madeira utilizados foram: cumaru, perobinha, itaúba e jatobá (todas certificadas).
Foi um trabalho desenvolvido a três mãos, eu e mais dois assistentes fizemos tudo dentro de um sistema assim: eu desenhava as peças (uma de cada vez); depois passava para o Gustavo, que olhava e dizia se a peça pararia em pé; caso estivesse muito instável, a gente modificava um pouco; na sequência, escolhíamos a madeira e fazíamos os cortes; depois passava pela lixa e, no final, eu fazia o acabamento que variava entre tinta, verniz, e óleo de linhaça.

Compartilhe
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.