logo-amarello

Estampas ETOILES

por helena sicupira

Quando me perguntam o porquê de alguma coisa que criei, eu não gosto muito, porque não sei explicar direito. Não tenho uma resposta lógica, não sou boa de verbalizar porque sempre acabo criando tudo muito mais pelo olhar e não me prendo a dar um sentido a tudo, apenas crio.

Para as estampas dessa nova coleção, toda inspirada na Literatura de Cordel, não foi diferente.

Vi um Volpi lindo, em uma coletiva que fui recentemente, e logo me lembrei do primeiro Volpi que vi na vida, ainda quando criança. Era um duplo, e aquelas bandeirinhas com aquele pau de cebo que ele faz listradinho (eu sempre achei que fosse um pau de cebo) me encataram. Quando vi aquilo, logo imaginei uma festa junina na praça de uma cidade de interior, porém com cores muito mais sofisticadas.

Foi a partir daí que dei início a minha ideia para as estampas do verão 2017. Como precisava achar mais alguma coisa para deixar tudo mais divertido, me veio em mente a literatura de cordel, uma arte nordestina vinda de Portugal.

Literatura de cordel é um gênero literário popular escrito em geral em forma rimada, e as ilustrações que acompanham esses poemas são feitas em xilogravuras, tem muito a cara do nosso povo, e anda um pouco esquecida.
Os cordelistas recitam esses versos de forma melodiosa, acompanhados de viola ou também fazem leituras muito animadas para conquistar os compradores, e com certeza eles próprios são os personagens de suas histórias, e poderiam morar na minha cidadezinha do Volpi.

As artistas plásticas Thais Ueda e Paula Ozores me ajudaram a realizar essa cruzamento, que a meu ver, deu muito certo, e espero que agrade outros olhares também.

Compartilhe