Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

AMARELLO Entrevista: Mariza Bertoli

Visitamos a Caixa Cultural e conversamos com Mariza Bertoli, curadora da exposição Loucuras Anunciadas, que apresenta uma potente seleção de gravuras de Francisco de Goya.

Estes são trabalhos pesados, intensos, talvez do período mais obscuro da criação de Goya. Suas gravuras apresentam visões, violência, sexo e uma crítica direta às instituições vigentes na Espanha do século XIX. A coleção de gravuras, que faz um tour pelas unidades da Caixa Cultural no Brasil, foi adquirida pela Academia de Belas Artes de Madri e é mostrada pela primeira vez no país. Conversamos com Mariza Bertoli para saber mais sobre o processo de criação da mostra e um pouco da história de Francisco de Goya:

 

AMARELLO: Como se deu o primeiro contato com esta coleção de gravuras?

Mariza: Essa coleção de gravuras quem encontrou foi a Cláudia Lopes, que é produtora da exposição. Ela estava fazendo uma pesquisa no Veneto, na cidade de Pezaro e lá tem um museu de gravuras no qual ela conheceu este trabalho e se interessou por ele porque elas praticamente não foram vistas no Brasil.

 

A: Como foi montada a exposição à partir delas?

M: Eu estou neste projeto desde o início. Ele concorreu dentro da Caixa Cultural para ser exposto e levou um certo tempo para ser aprovado. Quando o resultado saiu, começamos a estudar, eu e a Cláudia Lopes, a coleção de maneira profunda, pensando exatamente qual recorte seria apresentado aqui, já que não existem estudos sobre a sequência em que estas gravuras devem ser apresentadas e eu entendo que este é um processo essencial dentro de uma curadoria, dar para ela uma certa prioridade. Uma série para qual a precisei de bastante estudo para compreender. Quando eu descobri a primeira gravura a ser apresentada na sequência da exposição, Disparate Fúnebre, as outras vieram como que por mágica, foram se colocando e organizando os variados temas presentes nesta mostra. Alinhando os temas alegóricos, os provérbios e a crítica à inquisição, ainda vigente na Espanha do século XIX.

 

A: Quais serão as atividades que irão acompanhar a exposição? Qual a importância de criar atividades extras ligadas à exposição?

M: A gente pensou em uma exposição que agradasse a todos e eu fico muito feliz de ver muita gente dentro da exposição. Nós também pensamos em uma sala interativa, na qual as pessoas podem fazer selfies com Goya, podem usar uma máscara, uma capa, um martelo do séc. XVIII, também temos asas que aparecem no modo de voar, que é uma gravura que no meio de tanta crítica ácida do artista, há um momento de júbilo, em que ele quer voar, quer paixão e assim por diante. Dessa forma há os dois lados, o sonho e a crítica, presentes na obra de Goya.

 

A: Qual a gravura que mais te marcou na mostra? Trabalhar com um conteúdo tão forte te marcou de alguma maneira?

M: Tem duas gravuras que me marcaram muito. Disparate Fúnebre, que é o renascimento do artista, com sua alma à espera e Lealdade, que é a gravura em que ele quer homenagear o homem leal, que era um homem tão raro em tempos de delação, inquisição, em uma época em que as pessoas faziam qualquer coisa para se livrar da opressão da igreja, das cobranças, então essa delação do governo de Fernando VII causava muita desgraça, com pessoas vigiadas constantemente. E este trabalho me marcou muito porque estou sempre atenta ao que acontece no mundo, à partir da minha visão de brasileira, latinoamericana, moradora de uma cidade cosmopolita como São Paulo. Percebi uma conexão de vulnerabilidade entre o que Goya apresenta e o que vivemos hoje, uma grande movimentação cultural e política. O final dos séculos chega com o renascimento de utopias e a volta dos sonhos, deixando todos cheios de desejos revolucionários, enquanto seus começos chegam com a opressão imperialista que mata estes sonhos, nos colocando na atmosfera em que vivemos hoje.

 

A mostra Loucuras Anunciadas segue em cartaz até o dia 24 de Setembro na Caixa Cultural, no centro de São Paulo.

Compartilhe
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.