logo-amarello

AMARELLO COLABORADOR: Marcelo Zocchio

Marcelo Zocchio fala sobre seu trabalho desde que colaborou para a revista AMARELLO.

 

2012__2016

Na época da publicação do meu trabalho, Repaisagem, na 10ª edição da Amarello, o livro Repaisagem São Paulo tinha acabado de ser lançado. Um ano depois realizei sua exposição, com 12 imagens do livro, na Casa da Imagem em São Paulo.

 

Os anos de 2013 e 2014 foram de experimentações inéditas com escultura em madeira e também sua interação com fotografia. Com muitas idas e vindas a série Anima acabou sendo produzida. Trata-se da criação de uma ficção na qual o reino vegetal foi extinto e desde então, seus restos sofrem transformações…

 

Desde antes da produção do Repaisagem, que esteve nas páginas da Amarello,   meu trabalho explora a relação entre imagem e objeto, levando a fotografia à tridimensionalidade e propondo uma discussão sobre a fronteira entre virtualidade e materialidade, ilusão e realidade.

 

Sempre partindo de uma idéia ou da necessidade de descrever um processo, concebo narrativas que colocam a fotografia em diálogo com o objeto, mais especificamente com a madeira, uma vez que os processos tem se referido ao meu trabalho de transformação de madeira descartada em um objeto útil que realizo na minha marcenaria (www.marcenariaquiari.com.br).

 

Seguem abaixo dois trabalhos recentes relativos a essa investigação

Portanto, nesse periodo entre 2012 e 2016, vejo que meu trabalho e meus interesses não mudaram muito.  A idéia do Repaisagem de provocar choques entre dois tempos em um mesmo lugar continua viva, podendo ser realizada de outra forma numa outra oportunidade ou da mesma forma em outra cidade… e a questão envolvendo fotografia e objeto, que vem sendo explorada desde 2005 aproximadamente, acredito que seguirá enquanto houver demandas internas e externas para tal.

 

Marcelo Zocchi

Compartilhe